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Programação Orientada a Objetos - Java

Ementa: Conceitos de orientação a objetos: objetos, mensagens, atributos, métodos e estados. Tipos e classes. Subclasses e instanciação. Construtores. Encapsulamento.
Herança. Herança Múltipla. Sobrecarga e sobrescrita de métodos. Polimorfismo. Classe abstrata. Classe interface. Pacotes. Programação orientada a objetos e aplicações. 

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E-mail para suporte: trabalhos.george@gmail.com 

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 https://github.com/GeorgeMendesMarra/GeorgeMendesMarra

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Introdução

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A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que se baseia no conceito de "objetos", que podem conter dados e código: dados na forma de atributos (ou propriedades) e código na forma de métodos (ou comportamentos). A POO visa modelar o mundo real de uma forma mais intuitiva, organizando o código em estruturas que representam entidades e suas interações.

Conceitos Fundamentais da POO:

Objetos:

    * São instâncias de classes, representando entidades do mundo real ou conceitos abstratos.
    * Possuem atributos (dados) e métodos (comportamentos).

Classes:

    * São modelos ou "plantas" para criar objetos.
    * Definem os atributos e métodos que os objetos daquela classe possuirão.

Encapsulamento:

    * Consiste em agrupar dados e métodos relacionados dentro de um objeto, controlando o acesso aos dados e protegendo-os de modificações indesejadas.
    * Promove a ocultação de detalhes internos, expondo apenas a interface necessária para interação com o objeto.

Herança:

    * Permite que uma classe (subclasse ou classe filha) herde atributos e métodos de outra classe (superclasse ou classe pai).
    * Promove a reutilização de código e a criação de hierarquias de classes.

Polimorfismo:

    * Permite que objetos de diferentes classes respondam ao mesmo método de maneiras diferentes.
    * Promove a flexibilidade e a extensibilidade do código.

Abstração:

    * Foca nas características essenciais de um objeto, ignorando detalhes irrelevantes.
    * Simplifica a modelagem de sistemas complexos.

Citações de Autores Clássicos:

Grady Booch:


     "A programação orientada a objetos é uma técnica de desenvolvimento de software na qual a arquitetura de um sistema de software é construída com base em objetos."

Bertrand Meyer:


     "A programação orientada a objetos é um método de projeto de software que decompõe um sistema de software em um conjunto de objetos interagindo, onde cada objeto representa uma instância de alguma classe, e onde as classes são organizadas em uma hierarquia de herança."

Bjarne Stroustrup:


     "A programação orientada a objetos é uma forma de organização de programas como coleções cooperativas de objetos, cada um dos quais representando uma instância de alguma classe, e cujas classes são membros de uma hierarquia de classes unidas por relações de herança."

Benefícios da POO:

* Reutilização de código.
* Modularidade e organização do código.
* Facilidade de manutenção e extensibilidade.
* Modelagem mais intuitiva do mundo real.


A POO é um paradigma amplamente utilizado em diversas linguagens de programação, como Java, C++, Python e C#.
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Java

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    Java é uma linguagem de programação amplamente utilizada, conhecida por sua versatilidade e robustez. Suas características principais incluem:

1. Orientação a Objetos:

    Java é fundamentalmente orientado a objetos, o que significa que tudo em Java é um objeto. Essa abordagem facilita a modularidade, a reutilização de código e a organização de programas complexos. "Em Java, tudo é um objeto, o que permite aos desenvolvedores modelar o mundo real de forma mais intuitiva." - Bruce Eckel, autor de "Thinking in Java".

2. Independência de Plataforma:

    Uma das maiores vantagens do Java é sua capacidade de "escrever uma vez, executar em qualquer lugar" (WORA). Isso é alcançado através da Java Virtual Machine (JVM), que interpreta o bytecode Java em código de máquina específico da plataforma. "A portabilidade do Java, possibilitada pela JVM, revolucionou o desenvolvimento de software, permitindo que os programas fossem executados em diversas plataformas sem modificações." - James Gosling, criador de Java.

3. Simplicidade:

    Java foi projetado para ser relativamente simples de prender e usar, com uma sintaxe clara e concisa. Ele elimina conceitos complexos como ponteiros, que podem causar erros em outras linguagens.

4. Segurança:

    Java possui recursos de segurança integrados, como gerenciamento automático de memória e verificação de bytecode, que ajudam a prevenir erros e vulnerabilidades.

5. Robustez:

    Java é conhecido por sua robustez e confiabilidade, com recursos como tratamento de exceções e coleta de lixo automática, que ajudam a evitar falhas e vazamentos de memória.

6. Multi-threading:

    Java suporta multi-threading, o que permite que um programa execute várias tarefas simultaneamente. Isso é essencial para o desenvolvimento de aplicativos de rede e sistemas distribuídos.

7. Compilada e Interpretada:

    Java é uma linguagem tanto compilada quanto interpretada. O código-fonte Java é compilado em bytecode, que é então interpretado pela JVM. Essa abordagem combina a velocidade da compilação com a portabilidade da interpretação.

8. Grande Comunidade e Ecossistema:

    Java possui uma comunidade de desenvolvedores vasta e ativa, bem como um rico ecossistema de bibliotecas e frameworks, que facilitam o desenvolvimento de aplicativos complexos.

9. Alto Desempenho:

    O desempenho do Java tem melhorado continuamente ao longo dos anos, com otimizações na JVM e nas bibliotecas padrão.

10. Distribuída:

    Java foi projetada para computação distribuída. A capacidade de rede do Java é inerente a ele! A extensa biblioteca de rotinas TCP/IP do Java acessa e usa facilmente protocolos da Internet como HTTP e FTP.Essas características tornam Java uma linguagem poderosa e versátil, adequada para uma ampla gama de aplicações, desde aplicativos móveis e empresariais até sistemas de grande escala e computação em nuvem.

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